top of page
Buscar
  • Foto do escritorNFL Interceptados

Os melhores quarterbacks do College Football em 2021

Confira o top 5 da posição mais importante do futebol americano e qual as expectativas para a temporada de cada um deles. (ALGUMAS SURPRESAS)




Enquanto a NFL não começa, a expectativa de ver um bom futebol americano é depositada no campeonato universitário, que começará dia 28 de agosto. Os principais responsáveis por boas partidas e lances explosivos são os quarterbacks, considerados os camisas 10 da modalidade. Depois da saída de grandes quarterbacks para a NFL, como Justin Fields e Trevor Lawrence, novas caras ganham espaço e até rostos já conhecidos podem se firmar.



5. Desmond Ridder (Cincinnati)



Quarterback de uma universidade menos badalada, Desmond Ridder surpreendeu durante sua carreira se tornando um dos jogadores mais versáteis de sua posição. Mais de 6 mil jardas lançadas, 57 touchdowns e 20 interceptações o credenciam como um bom lançador, em uma equipe sem grandes destaques no corpo de recebedores. Outra arma do jogador é seu atleticismo, combinando a força no braço com boas habilidades com a pernas, em 2020 ele correu 592 jardas e marcou 12 touchdowns corridos. Na última temporada, levou sua equipe a superar nomes mais tradicionais do universitário, como UCF e Houston. Um ponto a se preocupar é a lesão que sofreu no ombro durante a ultima temporada, que piorou sua precisão e fez com que ela caísse de produção no decorrer dos jogos, mostrando que a recuperação não foi total. Em 2021, a expectativa é que a equipe possa repetir a boa temporada de 2020, liderada por Desmond Ridder e que ele possa aumentar seu numero de touchdowns e diminuir as interceptações.


4. Carson Strong (Nevada)



Mais um candidato pouco falado nos últimos tempos, Carson Strong pode ser considerado o quarterback mais subestimado do College Football. O jogador teve um primeiro ano complicado na equipe de Nevada, equipe que não está no primeiro escalão do futebol americano universitário. Entretanto, sua evolução em 2020 foi evidente, com maior domínio do plano de jogo de sua equipe associado ao um braço muito potente, o jogador atingiu a marca de 27 touchdowns e apenas 4 interceptações. Outro numero importante de ressaltar é seu percentual de 70,1% de passes completos. Strong relembra o modelo clássico de pocket-passer da NFL, sendo um jogador menos versátil e com menor mobilidade. Esse fato não quer dizer que ele se torna menos efetivo por isso, já que ele compensa no jogo aéreo com sua precisão, principalmente em bolas longas. Outro fator extremamente importante onde Strong se destaca é seu trabalho com os pés dentro do pocket, muito acima da média para o college e extremamente ágil. Para 2021 esperamos que ele consiga superar a marca de 30 touchdowns e continue com sua precisão em torno de 70%, mantendo um baixo numero de interceptações. Dessa forma, Carson Strong pode passar, finalmente, a figurar no radar dos principais analistas da NFL e quem sabe, até ser um candidato ao prêmio Heisman.


3. D’Eriq King (Miami)



Você deve estar estranhando ver uma foto da universidade de Houston, sendo que na descrição coloquei King como quarterback de Miami, mas calma, eu vou explicar. D’Eriq King é um velho conhecido dos fãs do futebol americano universitário e está indo para a sua SEXTA TEMPORADA na NCAA. Depois de entrar na liga em 2016 recrutado pela equipe de Houston, o jogador teve poucas oportunidades em seus dois primeiros anos, apesar de se mostrar efetivo quando esteve em campo. Em 2018, assumiu a condição de titular e teve um ano sensacional, lançando para 36 touchdowns, com apenas 6 interceptações, quase atingindo a marca de 3000 jardas. O ano de 2019 foi decisivo para a carreira do quarterback. Houston iniciou a temporada muito mal e após a demissão do treinador e a chegada de um novo, o programa pelo qual o jogador havia sido recrutado em 2016 se tornou completamente diferente, com um novo plano de jogo e um treinador que não estava nada satisfeito com o elenco que tinha em mãos. Foi ai que D’Eriq King se viu em uma situação em que precisava tomar uma decisão: arriscar seus últimos ano em Houston podendo até não ser aproveitado ou mudar de ares e buscar uma nova equipe. Foi aí que ele se transferiu para Miami e na ultima temporada conseguiu voltar a jogar em bom nível, passando para 23 touchdowns e 5 interceptações. King se mostrou durante seus bons anos um ótimo passador e mostrou grande atleticismo correndo para 32 touchdowns e mais 1800 jardas. Em 2021, a expectativa é para que ele possa finalizar sua trajetória no college e finalmente alcançar a NFL. Um ponto crucial para seu ultimo ano será melhorar sua qualidade nas leituras e no lançamento sob pressão, fator que vinha sendo problemático em seus anos anteriores e que diferencia os bons dos grandes QBs no draft da NFL. Será que essa novela terá um final feliz para King?


2. Sam Howell (North Carolina)



Apontado por muitos como principal jogador do futebol universitário após a saída de Trevor Lawrence e Justin Fields, Sam Howell trouxe uma nova cara para a equipe desde que chegou à universidade em 2019. Com dois anos seguidos atingindo pelo menos 30 touchdowns em cada temporada, ele já se mostrou um jogador extremamente sólido. Ele acumula na carreira 68 touchdowns e apenas 14 interceptações em dois anos, além de 6 touchdowns corridos. Com um estilo de jogo que lembra muito Baker Mayfield, quarterback do Cleveland Browns, ele não demonstra medo de jogar e estender suas jogadas, encarando defesas mais duras dentro ou fora do pocket, apesar de não poder ser considerado uma arma dupla, pois suas qualidades com as pernas são limitadas.Outra qualidade acima da média é a sua leitura pré snap, identificando blitz e pressões que vem da secundária. Para 2021 o jogador precisa não só repetir o que já vem fazendo com maestria, mas melhorar em alguns pontos como a sua consistência, que apesar de ser preciso, ele peca em jogos mais estudados com passes exagerados, ou deixando seu primeiro alvo muito claro logo após o snap. Sam Howell é, se não o principal, um dos 3 favoritos ao prêmio Heisman, de jogador mais com mais highlights na temporada21/22.


1. Spencer Rattler (Oklahoma)



Finalmente chegamos ao top 1. O cara que é considerado o principal jogador do futebol americano universitário para o ano de 2021 e o favorito nas casas de apostas americanas para receber o prêmio Heisman, Spencer Rattler. Jogador de Oklahoma e sucessor de 3 quartebacks que são titulares na NFL (Mayfield, Murray e Hurts), ele promete dar sequencia tradição recente da equipe e se tornar um ícone para a universidade. O jogador é criticado pelo tamanho, mas compensa as críticas com sua precisão e presença de pocket, além de uma qualidade fora do normal quando lança em movimento. Sua capacidade de estender jogadas é notável, entretanto o jogador precisa ter mais paciência, e não sair do pocket em qualquer pressão, pois acaba saindo em muitas jogadas que não são necessárias, perdendo seus alvos iniciais e precisando improvisar. Ele também precisa melhorar sua leitura pré-snap, que acaba influenciando, inclusive, suas decisões de sair do pocket muito cedo e de travar em seu alvo principal da jogada logo de início, algo imperdoável na NFL. A expectativa é que ele evolua muito durante essa temporada e possa atingir um novo nível, já que o ultimo ano foi seu primeiro como titular. Com maior conhecimento do playbook e maior entrosamento com companheiros, a tendencia é que os seus números melhorem ainda mais.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page